Header Ads

Breaking News
recent

THE ARCHIVE: A maior coleção de discos do mundo

Paul Mawhinney é dono de um dos maiores tesouros da humanidade. Em sua casa ele possui uma sala onde se pode não somente conhecer a trajetória da indústria fonográfica, como também literalmente tocá-la e ouví-la. Esse americano de 70 anos é dono da maior coleção de vinis do mundo. São cerca de 2 milhões de discos; Tudo isso reunido em quase cinquenta anos de dedicação.

Entre as raridades, está o primeiro disco de vinil, fabricado em 1881. É impressionante imaginar o que só esse ítem representa para a história da música. A coleção de Paul é mostrada no documentário de curta-metragem "The Archive", do diretor Sean Dunne, lançado em 2009. No documentário, Paul fala sobre sua ligação com a música, sobre a história da sua coleção, e claro, mostra ítens curiosos e raros do seu acervo, como um disco dos Rolling Stones nunca lançado comercialmente.


Em um dos momentos mais emocionantes do documentário, o colecionador, que é praticamente cego devido a complicações da diabetes, tenta expressar a importância e a riqueza do seu acervo. A coleção de discos de Paul Mawhinney está avaliada em 50 milhões de dólares, no entanto ele está pedindo apenas 3 milhões. Até a conclusão do documentário não haviam interessados.

Confira um trecho de The Archive:

Um comentário:

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.