Header Ads

Breaking News
recent

Monsters of Rock Moscow

O festival que marcou o fim das cortinas de ferro da União Soviética



O início da década de 90 foi o cenário de um dos acontecimentos mais importantes do século vinte. Naqueles anos a cortina de ferro europeia entrava em colapso, e o muro de Berlin jazia em pedaços no chão da Alemanha unificada, era o fim de 74 anos de regime comunista na gigante União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em dezembro de 1991, quinze repúblicas que compunham a URSS declaravam sua independência e com isso declaravam também o fim de uma trajetória que ajudou a legar a humanidade uma guerra “sem tiros”, e a divisão do mundo em dois blocos políticos – socialista e capitalista - por quase 50 anos.

Bem no meio desse tenso cenário político aconteceu um dos festivais mais simbólicos da história do Rock n` Roll. No dia 21 de setembro de 91, quase um milhão de jovens soviéticos se espremiam no Tushino Airfield, em Moscou, para assistir a apresentação de cinco grandes monstros da música, era o “Monsters of Rock Moscow”. O festival foi um grito, preso há muito nos pulmões daquele público, que cantou “Cownboys from Hell”, “Enter Sandman” e “For Those about to Rock” com a intensidade de quem canta hinos de liberdade.

Phil Anselmo, líder do Pantera, primeira banda a subir no palco naquele dia, resumiu bem o que era estar cantando naquele festival, “Isso é outro sonho, é incrível tocar em um show como esse”, e era mesmo; era uma banda americana, cantando rock, em um país que estava saindo de um regime, que de socialista só tinha o nome. O Pantera não seria a única banda americana a estar ali, e o rock, que na ocasião poderia ser reconhecida como um símbolo do “capitalismo”, estava sendo ecoada em um local que serviu para demonstrações da força aérea soviética.
O Monsters of Rock surgiu na Inglaterra em 1980, onde todos os anos era comumente realizado no castelo de Donnignton (1980-1996). Em 1983 ele também passou a acontecer em diversos outros países, tendo inclusive edições no Chile, Argentina e Brasil (1994-1998). A edição de Moscou foi a de maior público na história do festival.

A segunda banda a subir no palco naquela tarde foi o E.S.T, banda local. Parte da apresentação, assim como todas as do festival ficaram registradas em vídeo na produção “For Those About to Rock”, disponível em DVD. No filme são mescladas cenas dos shows, de momentos de violência vividos entre o público e a polícia, além de depoimentos dos artistas que participaram do evento.

Depois do E.S.T, foi a vez do The Black Crowes cativar o público com seu rock ainda fresco, tocando canções do primeiro – e ótimo - disco, Shake Your Money Maker. No entanto o grande auge acontece na sequência, quando “The Ecstasy of Gold” começa a tocar no recinto, o que esperar de uma banda que abre seus shows com Enio Morricone? um espetáculo, nada menos. A noite já caia sobre o Tushina Airfield quando o Metallica abriu seu show com “Enter Sandman”, levando o público a transformar sentimento em canto, em punhos erguidos, mas não para a violência.
O Metallica provava, ao vivo, para a Rússia que era (e sempre será) uma das melhores bandas do mundo.


No DVD, os sinos de “Hells Bells” servem de trilha sonora para cenas de conflito nas ruas de Moscou, e depoimentos de pessoas que vivenciaram a violência dos agentes da KGB. Com chave de ouro o festival foi encerrado com a apresentação do AC/DC; no setlist, clássicos como “Highway to Hell”, “Back in Black”, Wolla Lotta Rosie e, claro, “For Those About to Rock”.

Os canhões ao final da música se despediam daquelas pessoas, que presenciaram um dos momentos mais significativos e emocionantes do Rock n`Roll. O Monsters of Rock Moscow, assim como outros festivais, foram uma demonstração de que a música é capaz de reunir milhares de pessoas em favor de seus ideais.

Pantera - Conwboys From Hell


The Black Crowes - Stare it Cold


Metallica - Enter Sandman

4 comentários:

  1. tenho o show do metallica, muito show!

    ResponderExcluir
  2. Realmente ficou na história e marcou uma geração!
    Imagino o que deve ter sido para as bandas tocarem naquele clima e para uma multidão como aquela!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Grande concerto... foi um concerto revolucionário e com umas grandes bandas.
    Excelente blog, Parabéns por Luís Moreira
    http://lmlmlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Queria a discografia da banda E.S.T.

    meu msn é: nevermorehell@hotmail.com

    Quem encontra é só mandar o mail

    ResponderExcluir

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.