Header Ads

Breaking News
recent

RAUL SEIXAS: Gita (1974)


Muito provavelmente Gita está para Raul Seixas assim como Imagine está para John Lennon; as músicas, não os álbuns, pois ambas fazem parte do gosto musical de muitos - até mesmo de quem não gosta do bom e velho rock n´roll - devido a sua simbologia e beleza. Ledo engano, porém, é resumir os dois artistas em apenas uma música, e o mesmo erro se repete ao lembrar dos dois álbuns somente pelas suas faixas título, que não chegam nem perto das melhores coisas que esses dois gênios fizeram. Lennon por hora fica de lado.

“Don Raulzito” não foi só mestre das guitarras, foi também das palavras, da atitude e da ironia, que somadas nos deram de presente obras primas como “Gita”. Nesse disco, o eterno maluco beleza mostra que é possível fazer piada com a sociedade, misturando letra, rock, blues e baião. Blues que aparece já de cara com a quase sarcástica “Super Heróis”, que brinca com celebridades como Marlon Brando, Silvio Santos – que nela “sorri para um filme de terror” – Pelé e Nelson Fittipaldi.

Como uma metamorfose ambulante Raul passa da brincadeira para a reflexão, na emblemática “Medo da Chuva”, onde ele nos incita a aprender “o segredo da vida”, assim como ele afirma ter aprendido. O disco segue com a “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”, onde ele aproveita para criticar, entre outras coisas, os “imbecis” que o acusavam de ter feito um pacto com o demônio. “Água Viva” vem em seguida, também na linha poética/reflexiva.


Enquanto “Moleque Maravilhoso” tem um toque Frank Sinatra, “Sessão das 10” é a cara de Nelson Gonçalves, claro que com um tom, muito mais cômico, o que deixa a música ainda melhor. Com “Sociedade Alternativa” Raul nos conta como seria seu mundo perfeito, e carimba uma das músicas mais emblemáticas do rock nacional.

“O Trem das Sete” e “S.O.S” fecha a lista de clássicos do disco, que continua com o mantra “Prelúdio” – sonho que se sonha junto é realidade –“Loteria da Babilônia”, e, finalmente, “Gita” a já citada canção mais popular de Raul que...bem, ela vocês já conhecem bastante. Apesar de na letra de “Gita” o “eu” não ser necessariamente Raul Seixas, é válido dizer que ele realmente está em nós, ou melhor, na nossa música, onde continua sendo parte importantíssima do início e do meio dessa trajetória que felizmente não precisa ter fim.

Gita:


Tracklist:
1 - Super Heróis
2 - Medo da Chuva
3 - As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor
4 - Água Viva
5 - Moleque Maravilhoso
6 - Sessão das 10
7 - Sociedade Alternativa
8 - O Trem das 7
9 - S. O. S.
10 - Prelúdio
11 - Loteria de Babilônia
12 - Gita

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Opas!A visita foi na hora certa para Raul...E vou aceitar o desafio e ficar mais antenada para o rock, ok
    grande abrç
    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.