Header Ads

Breaking News
recent

Rock in Pato Branco

“Quando eu olhei, saiu um cavalo branco do meio do mato, e nele tava pintado Black Sabbath”. Não, essa não foi uma frase oriunda de uma viagem lisérgica, tal fato foi relatado pelo jornalista Rafael Barzotto, ao lembrar momentos marcantes do festival Rock in Ruzza, que agitou a cena roqueira patobranquense nos anos 90. Essa e outras histórias foram lembradas no Podcast sobre o rock em Pato Branco, gravado no dia 14 de janeiro no Mali Pub. O Podcast foi produzido pela equipe do site Pato Branco.net, em parceria com a fanzine Sindromina.

O Rock n Roll já possui uma extensa trajetória em nossa cidade e região. Parte dessa história foi resgatada pelo músico Beto de Bortolli, no documentário que o mesmo produziu sobre o gênero em nossa cidade. Ele que inclusive ajudou a escrever capítulos dessa história, ao ser vocalista e compositor da banda Eu e Mais Dois, Madona Bege e por ter tocado com o Jardim Elétrico que, possivelmente, são os grandes dinossauros do rock patobranquense.

Beto esteve presente na gravação do programa, onde aproveitou para contar um pouco da sua ligação com a música e sobre o seu documentário. Também estiveram presentes o cartunista e editor da fanzine Sindromina Rodrigo Mello Campos, os músicos da banda Le Socian, Leonardo Fantinel e Diego da Cruz, o publicitário Noah Mera (apresentador do podcast) o já citado Rafael Barzotto, convidados, e eu, Nelson Junior.

Na descontraída gravação rolaram muitas lembranças dos festivais que já aconteceram por essas “bandas”, como o Rock in Ruzza, Estação da Luz e Rock´n Roll Night. Foram lembrados também grandes shows já realizados na capital do sudoeste como o de Roberto Carlos e Raul Seixas. Beto conta que Raul tocou apenas duas ou três músicas e caiu do banquinho, encerrando o show. Quando aportou por aqui, o maluco beleza já estava passando por problemas sérios de alcoolismo. Mais recentemente, Nazareth e Paul Dianno também desembarcaram na região. Do rock nacional a lista de bandas e artistas que já se apresentaram no sudoeste é até extensa: Barão vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso (show em Francisco Beltrão), Tianastácia, Nando Reis (também em Beltrão), entre outros.

Influências também foi outro assunto debatido. The Beatles, Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, são algumas das bandas mais presentes no hall de inspirações dos rockers patobranquenses. Leonardo e Diego, da banda Le Socian representam o grupo de músicos mais influenciados pelos anos oitenta e noventa. Nirvana, Soundgarden, Red Hot Chilli Peppers entre outras ajudaram a fazer a cabeça dessa nova geração. Foram lembrados ,também, o grupo de patobranquenses que se dedica ao rock mais pesado, com influências indo do Heavy ao Trash Metal. Os festivais regionais Metal Massacre e Noel Rock são mais voltados para esse público.
Muitas bandas de Pato Branco e da região foram lembradas na gravação do Podcast; Jardim Elétrico, Eu e Mais Dois, Bixo de Pé, Radiophonics, Paraná Blues, Vitrola a Gás, Otávio Keulbeck, Tango ou Mambo e Amarelo Patrola, esta que em 2006 foi uma das bandas que encabeçou o “ressurgimento” do rock, que estava meio estagnado em nossa cidade.

Certamente muita coisa e muitas bandas não foram citadas no programa, seria difícil abarcar tudo em apenas uma hora de conversa. Daqui a alguns dias o podcast Rock em Pato Branco estará disponível para audição no Pato Branco.net, lá você poderá conferir em detalhes essas e outra histórias, como a do dia em que o disco da vaca (Atom Heart Mother - 1970) do Pink Floyd, foi comprado como disco de música sertaneja.

12 comentários:

  1. Espaço reservado para correção de nomes e bandas ehhe

    ResponderExcluir
  2. Control C + Control V deste post no blog O Cudio, em breve.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. excelente post.
    e aew Nelson, quanto tempo cara, tudo blz susse por aew?
    eu to bem e feliz tbm, to com uma banda nova: Meio Dia Pras Quatro.
    estamos na onda da composição própria, asidhsaihdiahsihdisah
    somos muito inexperientes pra tocar cover. asdsahiiduhasihduihas

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bacana mesmo gravar esse bate papo, pena que nosso convidado da 'véia guarada' não pode ir

    ResponderExcluir
  5. massa moçada... isso aí... tem mexer ,,, senão gruda!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Nelson,

    Acabei de adicionar seu blog na lista do meu blog o http://orockdelondrina.blogspot.com . Conheço bem Pato Branco. Meu tio tinha uma loja na década de 70 e inicio dos 80 em frente a prefeitura(na diagonal)que se chamava Lojas Tupinambá. Participei do Pato Rock em 1986 com a banda Alerta Azul de Barracão . Também tocamos no Frambel Rock. Temos muitas figurinhas para trocar. Adicione o meu blog ai que você vai entender..forte abraço! Kadú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Kadu tudo bem? Legal saber que você tem ligação com Pato Branco. Vou adicionar seu blog pra mantermos contato. Desculpe a demora na resposta, o Meu Negócio é Rock ficou parado por um bom tempo e agora pretendo retomá-lo.

      Abraço

      Excluir
  7. Sou vocalista de rock; procuro músicos para "jam sessions", cerveja, churrasco e muito rock n´roll!!! christianoventura@hotmail.com Pato Branco-PR

    ResponderExcluir
  8. olá, não sei se seria apropriada minha pergunta aqui, mas farei haha vim a pouco tempo para Pato Branco e queria saber onde tem loja que vende artigos, confecções e afins de rock.. se puderem me ajudar, ficarei muito grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo" ehehe tudo bem? Então, em Pato Branco existem duas lojas, a Hot Line, do velho guerreiro Bruni, que vende CDs, DVDs e camisetas. E o Armazém do rock, que vende camisetas e acessórios.

      Hot Line: Perto da praça, no térreo do edifício Veríssimo Rizzi.

      Armazém: Próximo a Policlínica.

      Excluir
    2. Muito obrigada Nelson Junior, nesse meio tempo fiquei sabendo do Armazém, dei uma passada lá, inclusive, agora da Hot Line eu não sabia, agradeço muito!

      Excluir

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.