Header Ads

Breaking News
recent

T.REX: Electric Warrior (1971)

Em 1970 os Beatles já estavam se desfazendo, e com isso um novo termo iria substituir a expressão “Beatlemania” ao referir-se a onda de fanatismo por uma banda de rock na Inglaterra, a nova moda era a “T.Rextasy”. No início dos anos setenta um grupo de roqueiros estava dando uma cara nova para o cenário do gênero, uma cara maquiada, complementada por um visual um tanto quanto extravagante – pelo menos para os padrões ainda conservadores da época -, era o Glam rock, que apresentaria ao mundo nomes como Roxy Music, David Bowie e o T.Rex, que tomou o posto de mania nacional inglesa quando os quatro rapazes de Liverpool decidiram pendurar as chuteiras.

“Electric Warrior” é o segundo disco do grupo liderado pelo vocalista Marc Bolan, e é também uma das maiores referências quando se fala de Glam Rock. Com um som relativamente leve e pautado principalmente em levadas que lembram uma mistura de soul e pop, com a característica guitarra elétrica, que apesar de aparecer de forma “tímida” - para um disco dito de rock-, dá um toque, digamos, elétrico a “Electric Warrior”.

A primeira audição pode enganar, e dar a impressão de que o disco é chato, devido ao ritmo que parece permanecer o mesmo durante o disco todo. No entanto, canções como “Mambo Sun”, “Jeepster” e “Get in On”, expressam perfeitamente o que seria o gênero Glam Rock, provam o grande talento de Bolan, e ajudam a colocar “Electric Warrior” entre os melhores discos dos anos setenta. “Rip Off” é outra canção que não deve passar despercebida; nela Bolan arrisca algumas peripécias vocais que fizeram a música única dentro do álbum.

Infelizmente a vida de Marc Bolan acabou prematuramente, aos 29 anos de idade, ironicamente em um acidente automobilístico, no dia 16 de setembro de 1977. Os automóveis eram um tema frequente nas letras de Bolan, que não dirigia, por ter medo de morrer como um de seus ídolos, James Dean.


Leia também: Os Trinta anos da Morte de Marc Bolan.

Get it On (Electric Warrior - 1971) - Live at German Top of the Pops.

Um comentário:

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.