Header Ads

Breaking News
recent

ENTREVISTA: Renato Ladeira, integrante do A Bolha


O carioca Renato Ladeira é um dos grandes nomes do rock nacional. Ele foi integrante de bandas importantes como A Bolha, Bixo da Seda e Herva Doce. Em 2009, Renato concedeu uma entrevista a Fanzine Sindromina*, publicação criada e editada por um grupo de patobranquenses. Na conversa Renato falou sobre sua trajetória musical e também sobre mochilão carona, e lugares inusitados, tema da terceira edição da Fanzine, confira:

Por Gabriela Luisa Titon**

Nas décadas de 60, 70 e 80, você participou de bandas como A Bolha, Herva Doce e Bixo da Seda. Certamente viajou bastante fazendo shows. Como avalia a experiência de conhecer novos mundos e culturas diferentes?
Tive a benção de começar a tocar aos 13 anos de idade na banda The Bubbles junto com meu irmão. Tocamos em vários programas de televisão ao vivo e shows dentro e fora do estado (anos 60). Com A Bolha toquei em todos os clubes do Rio de Janeiro. Ganhamos prêmio de melhor banda no Festival Internacional da Canção no Maracanãzinho em 1971. Gravamos alguns discos e já vivia da música desde então (anos 70). Com o Bixo da Seda gravamos no Rio de Janeiro o LP e fizemos shows também no RJ e no Rio Grande do Sul em vários lugares, foi uma experiência diferente (anos 70). O Herva Doce apareceu junto com as rádios FM no Brasil. Tocamos no Brasil inteiro, graças ao estouro do rock-pop nacional (anos 80). Mas o que posso dizer é que conheci muitos aeroportos, hotéis, restaurantes e clubes das cidades que fomos, era impossível sair para conhecer os lugares e suas culturas, apenas as pessoas dos lugares.

Fazer parte da cena musical num momento em que o rock descobria outros rumos e o país passava por situações conturbadas não é pra qualquer um. Quais são as suas lembranças daqueles tempos?
Foi uma época especial. Eu comecei com o rock nacional. Vivi seu nascimento, seu crescimento, seu amadurecimento. Foram várias épocas distintas. No início, muita ralação, falta de equipamentos, de infra-estrutura, de produção, de divulgação, mas a gente fazia, e fazia direito. Depois, tudo começou a aparecer, a divulgação, a produção, a infra-estrutura e os equipamentos. Nos anos 80 era tudo muito mais fácil, e por isso surgiram muitas bandas que ainda existem até hoje.


Em 2005, A Bolha regravou algumas músicas para o filme "1972”; e em 2007 lançou o CD "É só curtir". Depois de tantos anos de estrada e uma pausa prolongada na carreira da banda, o que dizer sobre essa união?
Posso te dizer que foi mágico. Quando nos reunimos para gravar para o filme, fomos para o estúdio de ensaio para ver se todos lembravam das músicas. E depois da primeira musica tocada, estávamos todos com os olhos mareados e com um sorriso de orelha à orelha. Adoro tocar com esses caras.

Tanto em sua vida pessoal quanto profissional, seja recentemente ou há muitos verões, você já pegou carona? Talvez tenha alguma história relacionada a caronas durante a sua juventude, poderia relembrá-la?
Foram poucas as caronas que pequei, se peguei. Porque desde os 18 anos tive o meu carrinho (Fusquinha), e era eu a dar carona para todo mundo.

O tema "mochilão, caronas e lugares inusitados" exerce ou já exerceu alguma influência em seu trabalho? Se sim, de que maneira essa influência se dá?
A idéia de aventura é uma das mais utilizadas nas criações, porque são ricas em novas emoções e nos dão experiência de vida e amadurecimento. Com certeza influi muito na cabeça de quem cria, seja texto, música ou empreendimento. Viajar enriquece a alma.


*Para comprar a terceira edição da Sindromina mande um e-mail para nelsonjr4@hotmail.com.

** Gabriela Titon é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava – PR.

Um comentário:

  1. Nelson, valeu pela visita ao MetalHead! Espero te ver mais vezes por lá ou no Blog da Produção da PlayTV!

    Que pena que você não foi ao show! Mas outros virão, pode esperar!

    Qualquer coisa estou no twitter também @DricaBach

    Bjos

    ResponderExcluir

Nelson Junior.Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.